Reservatório Jaguari Vista do reservatório de Jaguari, integrante do Sistema Cantareira, um dos responsáveis pelo abastecimento da região metropolitana de São Paulo. © Robert Clark

Nossas Iniciativas

Mantiqueira

 

A região da Serra da Mantiqueira, na Mata Atlântica, é um dos melhores lugares do mundo para construir um exemplo sólido de restauração no combate às mudanças climáticas, ajudando a garantir segurança hídrica e aumentando a renda de proprietários rurais. O Programa Conservador da Mantiqueira é uma iniciativa que junta diversos atores de 284 municípios da região sudeste, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, para construir uma rede de restauração florestal.

O objetivo é trabalhar com tomadores de decisão e canalizar recursos públicos para iniciativas tangíveis de restauração florestal, desenvolvendo um programa de treinamento de excelência e acessível. O programa é baseado em experiências positivas de proteção de nascentes e unidades demonstrativas de sistemas agroflorestais implementados pela TNC e parceiros locais, mostrando aos proprietários rurais como desenvolver ações de restauração florestal de maneira eficiente e efetiva.

 

Mantiqueira: Serra das Águas Trabalhando em parceria, é possível construir uma rede de restauração florestal, combatendo às mudanças climáticas, ajudando a garantir segurança hídrica e aumentando a renda de proprietários rurais.

Quote: RUBENS BENINI

A Serra da Mantiqueira tem uma paisagem muito degradada. Estamos trabalhando para mudar isso pensando na conservação do solo, da biodiversidade, segurança hídrica e, principalmente, mitigação das mudanças climáticas.

Gerente de Restauração - TNC Brasil