A paisagem magica da matinha nebula
A paisagem magica da matinha A paisagem magica da matinha nebular, um ecossistema cada vez mais raro na regiao serrana. Parque Nacional de São Joaquim, Urubici, Santa Catarina, Brasil © Ze Paiva

Onde Trabalhamos

Mata Atlântica

No bioma em que vivem 70% da população do Brasil, a TNC está trabalhando para que rios e florestas recuperem sua exuberância e sigam garantindo a vida de mais de 140 milhões de pessoas.

A Mata Atlântica espalha-se por 17 estados brasileiros, é uma das áreas de maior diversidade de espécies no mundo e forneceu boa parte das riquezas e serviços que permitiram ao Brasil se desenvolver. Porém, por causa da ocupação desordenada do território, ao longo de séculos,  só 8,5% da sua área ainda encontram-se cobertos por trechos significativos de floresta. Das espécies ameaçadas de extinção, no país, 2/3 concentram-se nessa região.

Nesse cenário de forte pressão ambiental, a TNC trabalha em conjunto com os produtores rurais e os governos municipais, estaduais e federal para conservar as florestas remanescentes, como as que se encontram em áreas de proteção ou dentro de propriedades privadas. A organização também atua para implantar a restauração florestal em larga escala, de forma a permitir a reconexão entre as áreas de mata e assim, preservar o habitat das espécies que dependem da Mata Atlântica para seguir existindo.

Tudo isso sem esquecer que uma dessas espécies é o ser humano. Para ficar em único exemplo, os rios que abastecem São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte dependem inteiramente da preservação de suas nascentes e das florestas que garantem a disponibilidade de água nas cidades. A TNC lidera projetos para proteger os mananciais dessas três regiões metropolitanas e de várias outras, com o objetivo de assegurar o bem-estar da população, o progresso econômico e a preservação da vida.

Veja a seguir mais informações sobre o trabalho da TNC na Mata Atlântica.

Ajude a Mata Atlântica

Com o seu apoio podemos continuar nosso trabalho de restauração e conservação dos recursos naturais.