Notícias

Frineia Rezende é a nova Diretora Executiva da TNC Brasil

Ian Thompson deixa o cargo no Brasil para assumir a função de Diretor para Acelerar o Impacto no time da TNC América Latina.

Foto da equipe da TNC Brasil
EQUIPE TNC BRASIL Foto com o time da TNC Brasil durante reunião da equipe em 2022. © Erik Lopes/TNC

A The Nature Conservancy (TNC) Brasil, organização de conservação ambiental, anuncia Frineia Rezende como a nova diretora executiva após a saída de Ian Thompson, que assume a posição de diretor para Acelerar o Impacto, na equipe da  TNC América Latina.

Formada em Biologia e com mestrado em Ecologia e Recursos Naturais, Frineia tem sólida experiência no desenvolvimento de estratégias e planos de ação para conservar e restaurar ecossistemas, ampliando a preservação da biodiversidade e contribuindo para alcançar o bem-estar das comunidades e da natureza criando um impacto positivo no meio ambiente.

Com um currículo que inclui conhecimento sobre estruturas, estratégias e acordos internacionais de proteção da natureza, planejamento estratégico e governança, a trajetória da executiva converge com a da TNC na atuação em programas de práticas sustentáveis com foco em Soluções baseadas na Natureza, conservação do uso do solo e desenvolvimento da biodiversidade para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, bem como na promoção da agenda ambiental baseada em ciência.

Autora do primeiro estudo no Brasil sobre os impactos do ruído dos barcos nas populações de golfinhos em uma área prioritária para conservação, Frineia explica que sua formação foi uma consequência natural de uma paixão que surgiu ainda na infância. “O amor pela natureza surgiu quando eu ainda era bem pequena, aos seis anos, quando meus pais compraram um livro chamado ‘Ao Encontro da Natureza’. Fiquei encantada com as imagens incríveis e que me faziam sonhar em conhecer toda aquela diversidade. Essa paixão evoluiu para o interesse em conservação a partir da oportunidade de conhecer diferentes paisagens e as ameaças e impactos latentes e visíveis Brasil afora. Como um caminho natural, me formei em Biologia, com mestrado em Ecologia e Recursos Naturais”.

Após formada optou por não seguir uma carreira acadêmica, tendo outras experiências profissionais que a levaram ao setor privado. Para assumir o cargo na TNC Brasil, Frineia deixa o posto de diretora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), o qual ocupava desde setembro do ano passado. Antes disso, além de outras ONGs e consultoria, atuou por dez anos na área de sustentabilidade do grupo Votorantim, contribuindo, por exemplo, para a criação de duas das maiores áreas protegidas privadas do país, somando 63 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado protegidos e, à época, a criação do maior banco genético de espécies tropicais do Brasil.

Para ela, essa experiência profissional “nada retilínea” pavimentou a estrada até a TNC Brasil. “Me sinto honrada e extremamente empolgada para integrar o time de pessoas comprometidas da TNC Brasil, para juntos buscarmos o melhor caminho para a conservação da natureza e a manutenção das condições para garantir a existência e prosperidade da vida”.

Como a primeira mulher a assumir essa posição no Brasil, Frineia acredita que tem um papel relevante, também, em relação à agenda de diversidade e inclusão, tanto na organização quanto nos programas em que a TNC atua. ¨Nos últimos anos, a TNC vem trabalhando a agenda de diversidade e esse é um tema que as organizações ambientais precisam alavancar. A desigualdade e injustiças ligadas às pessoas e comunidades marginalizadas têm impacto em nossa missão de conservação, por isso, estar em uma organização  comprometida com o tema certamente ajuda a pressionar por mudança”.

Para Frineia, outro aspecto prioritário é o avanço da relação do setor privado com a agenda de conservação, de forma a alavancar parcerias com maior capacidade de impacto, especialmente entre o setor financeiro que, nos últimos anos, vem se engajando mais na agenda ESG. “A busca por soluções baseadas na natureza não é só uma promessa, mas a abordagem que pode garantir o uso responsável de recursos alinhado à prosperidade, dos negócios e da sociedade”.

Para Ian Thompson, que esteve à frente da TNC Brasil por mais de três anos, Frineia traz a diversidade de experiência e capacidades interpessoais que fornecem à equipe a liderança necessária para buscar cada vez mais eficiência para mudar o destino do Cerrado, da Amazônia e da Mata Atlântica. “Fazer prevalecer o desenvolvimento em que o ser humano prospera junto à natureza é um grande desafio para Brasil e para o mundo. As crises de mudança climática e extinção de biodiversidade, a polarização e a exclusão social mostram quão urgente e necessária é a implementação de novos paradigmas. A TNC tem a obrigação de fomentar esta mudança e isto requer foco, coragem e a capacidade de juntar diferentes atores. A Frineia traz a expertise necessária para liderar a equipe Brasil nesse objetivo”.

Ian está há 16 anos na TNC e passou por diferentes funções sempre buscando tornar as soluções em conservação ambiental mais ágeis, escaláveis e ambiciosas. Agora ele assume o cargo de diretor para Acelerar o Impacto no time da TNC América Latina, sob o comado da diretora executiva, Paula Caballero.

Para ela, “Ian combina a profundidade de um pensador estratégico com o pragmatismo de alguém que atua nesta agenda há muitos anos. Em sua nova posição, como um dos dois diretores para Aceleração de Impacto da região, ele trará esta combinação única de habilidades e conhecimentos que contribuem para que a TNC seja um farol de conquistas e inovação”.

Ian Thompson ingressou na TNC em 2006 e, antes de assumir o cargo de diretor executivo da organização, liderava o Programa de Conservação da Amazônia.