Notícias

Declaração da CEO: “Na CDB-COP15 o futuro de toda a vida na Terra está em jogo”

A natureza e a biodiversidade merecem seu “momento Paris” em Montreal, há muito tempo aguardado.

Cheetah struggle to cross a swollen river in Kenya's Masai Mara
Um Banho Turbulento Esses leopardos procuraram cruzar o rio em meio a fortes correntes. Parecia uma tarefa condenada ao fracasso mas ficamos felizes quando eles chegaram ao outro lado do rio. © Buddhilini de Soyza/TNC Photo Contest 2021

Nem bem a poeira baixou na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP27, em Sharm el-Sheikh e os formuladores de políticas já estão se preparando para se reunir novamente em Montreal para a “outra” importante COP deste ano, a Conferência sobre Biodiversidade das Nações Unidas, CDB-COP15. Em um comentário antes da reunião, a CEO da The Nature Conservancy, Jennifer Morris, disse:

“Após dois anos de atrasos por causa da pandemia, os líderes globais estão prontos para fazer um acordo sobre as metas de curto e longo prazo destinadas a deter e reverter a perda sem precedentes da biodiversidade por intermédio de um Quadro Global da Biodiversidade.

“As nações e os negociadores não devem perder esta oportunidade de criar uma estrutura nova, ambiciosa e durável que mapeie um caminho para um mundo mais positivo em termos de natureza. Ecossistemas saudáveis são a base de quase todos os aspectos do bem-estar e da prosperidade econômica e não pode haver progresso duradouro, com relação à emergência climática, sem a simultânea recuperação dos sistemas ecológicos de apoio à vida no nosso planeta.

“A ciência vem demonstrando o dramático declínio da natureza em nosso planeta diante das pressões exercidas pelos seres humanos, como conversão de terras e perda de habitat. Mas os ecossistemas resilientes representam a pedra angular da nossa estratégia de sobrevivência para o próximo século que, nem a ciência nem os mercados financeiros avaliaram ainda em suas projeções para as próximas décadas de turbulência conduzida pelo clima.

“A CDB-COP15 nos oferece a oportunidade de reverter esta situação, ratificando uma estrutura transformadora que obtenha o compromisso de todas as partes na preservação de pelo menos 30% das suas terras, águas interiores e oceanos até 2030; que classifique formalmente a função dos Povos Indígenas e comunidades locais como guardiões da natureza; envolva totalmente as corporações e o setor financeiro; e inclua provisões significativas para a implementação e o monitoramento dos esforços de conservação.

“Como vimos em Sharm com o clima, o preenchimento da atual lacuna em financiamento da biodiversidade, destacado pela primeira vez pelo nosso relatório Financing Nature com o Paulson Institute e Cornell Atkinson Center for Sustainability, será uma prioridade crucial em Montreal. Há algumas semanas foi lançado um Plano de 10 Pontos com um projeto financeiro para a recuperação da natureza no nível global.

“As pessoas dependem da natureza para a sobrevivência e a natureza depende de nós. A The Nature Conservancy une-se a seus aliados de todo o mundo para pedir à Presidência chinesa da COP15 que assegure um resultado da CDB-COP15 que detenha a crise de biodiversidade e coloque a natureza no caminho da recuperação.”

<fim>

Junto com uma poderosa coalizão de ONGs parceiras, a The Nature Conservancy promoverá o Pavilhão Positivo da Natureza na Conferência da ONU sobre Biodiversidade CDB-COP15 em Montreal. Consulte nossa interessante agenda de eventos e acesse a transmissão aqui.