Notícias

Um Dia No Parque 2022

Unidades de Conservação em todo o país ofereceram programação de lazer, cultura e educação ambiental

Um Dia no Parque 2022
Árvore do Arco Parque Estadual do Desengano, Rio de Janeiro - 24/12/2015 © Danieli Cunha /TNC Photo Contest 2019

A maior ação de valorização de parques e reservas, chamadas Unidades de Conservação (UCs), foi realizada dia 24 de julho por todo o país e levou programações especiais com o objetivo de despertar o interesse pelas áreas naturais protegidas no país. Desde 2018, a campanha Um Dia No Parque incentiva as pessoas a terem um contato mais próximo com a natureza.  Para isso, foi escolhido um dia no ano, no qual as UCs preparam uma programação especial.

As atividades são variadas e abrangem todos os biomas. Por exemplo, na Mata Atlântica, na cidade do Rio de Janeiro, os visitante puderam participar de oficina de compostagem, plantio de mudas nativas ou fazer uma visita guiada no Parque Estadual do Grajaú. Já em São Paulo, no Parque da Cantareira, tiveram a oportunidade de fazer uma visita monitorada nas trilhas da floresta e conhecer a história do parque, as espécies da flora e aspectos geológicos da região.

Atividades como trilha, palestras e visitas aos mirantes aconteceram no Parque Nacional do Viruá, em Caracaraí (RR), no Parque Nacional do Jaú e Novo Airão (AM) e outros. Na Chapada dos Guimarães (MT) os visitantes puderam aproveitar um espaço solidário de venda de produtos das comunidades e artesãos locais.

Nas duas últimas edições, a ação foi on-line, por causa da pandemia de Covid-19. Neste ano, o evento voltou a ser 100% presencial, com atividades e eventos ao ar livre. A cada edição, cresce o número de UCs cadastradas, bem como a curiosidade dos visitantes, que muitas vezes moram próximo a um espaço protegido de conservação e não sabem.

Para a diretora executiva da Rede Pró UC e idealizadora do Um Dia No Parque, Angela Kuczach, a ação é uma oportunidade de conectar as pessoas às  áreas protegidas. “É emocionante ver a cada ano mais e mais Unidades de Conservação aderindo à ação, assim como um público cada vez mais variado descobrindo que a natureza é um lugar onde a gente mora, vive e que cada visita é uma volta ao lar. No fim das contas, Um Dia No Parque é uma ação que não é nossa, mas sim tem o objetivo que seja de cada pessoa, descobrindo, valorizando e cuidando de nossas áreas protegidas”, afirma.

A diretora para Políticas Públicas e Relações Governamentais da TNC Brasil, Karen Oliveira, lembra que o slogan desse ano é “De volta ao lar!”. “A natureza é a nossa casa, nosso lar e depois de dois anos sem poder desfrutar do refúgio do cotidiano que os parques nos oferecem é bom estar de volta. O Brasil tem um enorme potencial de ecoturismo e a campanha UDNP é esse momento de valorizar e aproveitar esse potencial”, comenta.

 

Registros do Um Dia No Parque 2022

Pela página da ação na internet, os visitantes puderam pesquisar as Unidade de Conservação mais próximas de suas casas por meio de um mapa interativo. Também dá para ficar por dentro da programação pelas redes sociais do Um Dia No Parque.

 

Coalizão Pró-UCs

A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservancy - TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.