Agricultura

IFACC

Inovação Financeira para Amazônia, Cerrado e Chaco (IFACC)

Imagem aérea de área de produção pecuária próxima a flroesta protegida.
RECUPERAÇÃO DE PAISAGENS Gado em propriedade rural no cerrado. © André Dib

Inovação Financeira para Amazônia, Cerrado e Chaco (IFACC) é uma iniciativa da The Nature Conservancy (TNC), Tropical Forest Alliance (TFA) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para acelerar empréstimos e investimentos para produção sustentável de carne bovina e soja na Amazônia, Cerrado e Chaco. O IFACC vê a expansão desse tipo de investimento como um elemento-chave na transformação da produção de alimentos nesses biomas, complementar a outros esforços, como compromissos da cadeia de suprimentos, sistemas de rastreabilidade, políticas públicas e abordagens jurisdicionais. Os modelos de produção de carne bovina e de soja que precisam de financiamento incluem a expansão da produção sobre pastagens degradadas, o aumento da produtividade (incluindo a intensificação sustentável da pecuária) e a proteção e restauração da vegetação nativa.

Inúmeros mecanismos financeiros estão surgindo para apoiar estes modelos de negócios. O IFACC foi criado para ajudar a acelerar esse mercado – com uma meta de US$ 1 bilhão desembolsado até 2025 e US$ 10 bilhões até 2030. O IFACC reúne empresas, gestoras de ativos, bancos e investidores para aumentar a visibilidade sobre a necessidade de financiamento para viabilizar a transição desses setores. O IFACC também trabalha com seus signatários para implementar e ampliar novos mecanismos de financiamento, incluindo apoio na gestão de impacto socioambiental, conexões com fornecedores de capital catalítico, compartilhando a melhor inteligência sobre quem está fazendo o quê, aconselhando sobre oportunidades para alavancar compromissos climáticos, mercados de carbono e trazendo a perspectiva do produtor por meio de nosso Conselho Consultivo de Produtores.

UMA INTRODUÇÃO AO IFACC Inovação Financeira para Amazônia, Cerrado e Chaco

Quote: Jennifer Morris

O nível de ambição demonstrado pelos signatários do IFACC reforça a profundidade de nosso compromisso compartilhado de alcançar um mundo onde a produção de soja e gado livre de desmatamento tornam-se a norma e não a exceção.

CEO da The Nature Conservancy

Acesse o Relatório completo da iniciativa “IFACC - Finanças para um futuro próspero” no Knowledge Hub do IFACC, onde também estão disponíveis diversas informações sobre financiamento inovador para a produção agrícola sustentável nos biomas que buscamos proteger.

Entre em contato

Se você estiver interessado em saber mais sobre o trabalho do IFACC, acesse a página da iniciativa ou entre em contato com a equipe IFACC.