An electric vehicle is at a charging station at a scenic mountainous location in British Columbia.
View to the Future Electric vehicles are revolutionizing transportation. © Dennis Sylvester Hurd via Flickr Creative Commons

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Cinco coisas que você achava que sabia sobre veículos elétricos

(Mas que podem estar erradas)

A popularidade dos veículos elétricos vem crescendo em todo o mundo à medida que a autonomia das baterias aumenta, a infraestrutura de recarga se amplia e as montadoras lançam uma variedade cada vez maior de modelos de automóveis e caminhões leves. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), o número de novos registros de veículos elétricos em 2018 quase dobrou no período de um ano, uma lista liderada pela China, seguida pela Europa e Estados Unidos. A China, em particular, vem adotando uma abordagem agressiva na fabricação de elétricos, tendo produzindo 1,2 milhão de veículos em 2019, em comparação com 325.000 nos Estados Unidos.

Seu conhecimento sobre carros elétricos ficou parado em 2010? O mundo dos carros elétricos mudou muito na última década. A seguir listamos cinco coisas que você achava que sabia, mas que pode se surpreender ao saber que errou:  

1) Achava que os carros elétricos eram caros demais.

É verdade que a maioria dos carros totalmente elétricos tem um preço de fábrica entre 30.000 e 40.000 dólares nos Estados Unidos, comparáveis a veículos de luxo como um Audi A4 ou um BMW 330i. Nos EUA, esse preço pode cair graças a créditos fiscais federais, estaduais e locais ou outros incentivos, que podem cortar alguns milhares de dólares até o preço final (e ajudar a cobrir o custo de instalação de estações de recarga domésticas). Contudo, para além do preço de compra, você descobrirá que os veículos elétricos são mais baratos que os carros movidos a gasolina. É o que diz uma pesquisa da Consumer Reports que aponta que, considerados todos os custos de propriedade – incluindo preço de compra, custos de abastecimento, manutenção e revenda – um veículo elétrico poupará ao motorista médio entre 6.000 a 10.000 dólares ao longo de sua vida útil em comparação com um modelo a gasolina equivalente.

 

2) Achava que os carros eram pequenos demais. Preciso de algo para transportar carga.

Você precisa de uma caminhonete? Elas estão chegando. De acordo com a Car & Driver, vários modelos de picapes elétricas sairão das linhas de montagem nos próximos meses, desde marcas renomadas como Ford e Chevrolet, até algumas novidades promissoras como a Rivian. E estamos falando de veículos potentes: a Ford diz que a versão elétrica de sua popular picape F-150 será a mais potente de todos os tempos, com mais de 450 cavalos de potência.

 

3) Achava que era necessária tanta energia para produzir veículos elétricos que eles na verdade não são melhores para o clima.

É verdade que fabricar um carro elétrico pode consumir mais energia do que um carro convencional, principalmente devido à fabricação de baterias de íon de lítio. Mais de um terço da poluição de carbono criada por um veículo elétrico durante sua vida útil vem de sua fabricação. No entanto, ao observar todo o ciclo de vida do veículo, um carro elétrico gera menos emissões do que seus pares movidos a gasolina. Uma análise recente do Wall Street Journal comparou os ciclos de vida de um Tesla Model 3 e um Toyota RAV4. Embora haja mais emissões na fabricação do Tesla, por volta dos 30 mil quilômetros (quando o carro começa a amaciar), o total de emissões de gases de efeito estufa geradas pela construção e condução de ambos os veículos são praticamente iguais. No momento em que os dois odômetros marcam 160.000 quilômetros, as emissões acumuladas do RAV4 são 77% maiores do que as do Model 3. Esses números continuarão a melhorar à medida que mais fontes de eletricidade mudarem de combustíveis fósseis para energia renovável (o que traz outros benefícios para os carros elétricos, como mostra o ponto 4 da lista). De qualquer forma, os carros elétricos não têm escapamentos e não expelem os poluentes que pioram a qualidade de vida em cidades congestionadas e que são uma das maiores fontes de emissões de gases de efeito estufa.

 

4) Achava que os veículos elétricos não são melhores para o meio ambiente porque a eletricidade usada por eles vem de combustíveis fósseis.

As emissões responsáveis pelas mudanças climáticas geradas pela carga de veículos elétricos dependem de onde você mora e das fontes de eletricidade disponíveis, mas, em média, um veículo movido a eletricidade nos EUA hoje produz emissões equivalentes a um carro a gasolina convencional capaz de rodar 34 quilômetros por litro, rendimento muito acima do que qualquer carro disponível no mercado. Esta informação vem de um estudo de 2018 da Union of Concerned Scientists. À medida que os países geram mais eletricidade limpa, os veículos elétricos se tornam uma opção ainda mais ecológica. Um país que leve a sério o combate às mudanças climáticas fará esforços para reduzir as emissões de carbono tanto de carros como de usinas de energia, porque o transporte e a produção de eletricidade são as duas maiores fontes de gases de efeito estufa, e ambas precisam ser abordadas.

 

5) Achava que não havia estações de recarga suficientes e que por isso os carros elétricos não eram uma escolha prática.

Não há dúvida: precisamos de mais infraestrutura para manter nossos veículos elétricos funcionando no dia-a-dia. Segundo o Departamento de Energia dos EUA, havia mais de 42.000 estações de recarga nos EUA em 2019, fornecendo quase 103.000 conexões. A disponibilidade varia de acordo com o estado, mas os números estão aumentando rapidamente nos EUA e no mundo. De acordo com a AIE, estima-se que o número de pontos de recarga em todo o mundo seja de aproximadamente 5,2 milhões, um aumento de 44% em relação ao ano anterior. Hoje é possível atravessar os EUA de ponta a ponta em um veículo elétrico, e fica mais fácil a cada ano. As empresas que administram as redes de pontos elétricos estão priorizando a criação de estações de recarga rápidas e fáceis de usar em todo o país. A disponibilidade das estações é menos importante para os motoristas que costumam dirigir perto de casa. A maioria dos proprietários de carros elétricos pode carregar sua bateria em casa durante a noite. Segundo os editores da Car and Driver, “mesmo os veículos de menor alcance podem aguentar mais de 7 horas no trânsito pesado da cidade”.